Tudo o que você precisa saber sobre harmonização facial

Clínica Nautilus

25 OUT 2022

News

Tudo o que você precisa saber sobre harmonização facial

A área da estética vem crescendo cada vez mais nos últimos anos e por conta disso, muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre harmonização facial ou harmonização orofacial. Muito popularizado entre as celebridades, esse conjunto de procedimentos melhora a aparência do rosto com equilíbrio e harmonia. Os seguintes aspectos podem ser amenizados com a harmonização facial:
  • Diminuição de olheiras e papadas;
  • Bigode chinês;
  • Suavização de rugas e outras marcas como as linhas de expressão;
  • Alteração do aspecto da mandíbula;
  • Mudança da aparência do queixo;
  • Pequenas alterações na estrutura do nariz, dentre outros.
Na maioria das vezes, ao pesquisar sobre a harmonização facial, as informações disponíveis são apenas os resultados de pós-procedimento, mas esse conjunto de procedimentos envolve diversas questões importantes. É sobre estes pontos que falaremos neste artigo. Continue a leitura para saber mais! 

O que é e como é feita a harmonização facial

 Como já adiantamos, a harmonização facial não é uma cirurgia plástica, mas sim uma série de procedimentos estéticos. Ao buscar atendimento para realizar estes procedimentos, o paciente irá passar por uma consulta de análise da face, que observa aspectos do rosto para avaliar a possibilidade da realização de diferentes técnicas. É nesta avaliação que o profissional irá definir que produtos serão utilizados e qual a quantidade necessária para que o paciente fique satisfeito com o resultado. As substâncias mais utilizadas nos procedimentos são ácido hialurônico, toxina botulínica (Botox), fios de sustentação, entre outros. 

Entenda melhor sobre as técnicas utilizadas

 Depois da avaliação dos profissionais envolvidos na harmonização facial, serão escolhidas as técnicas mais adequadas para o tratamento, que poderão variar de acordo com os objetivos e características de cada paciente. 
  • Preenchimento Na maioria das vezes, os preenchimentos são feitos com o uso de ácido hialurônico, que é um tipo de carboidrato glicosaminoglicano produzido pelo próprio organismo do ser humano. Sua aplicação é feita para o aumento das maçãs do rosto, além do queixo e lábios. Os aspectos de olheiras e rugas também são suavizados com a aplicação deste tipo de ácido. O rosto pode ter uma série de desníveis entre as pálpebras e bochechas, e a aplicação de ácido hialurônico também é indicada para tratar essas características.
  • Bioestimuladores de colágeno Por meio de injeções intradérmicas, são aplicados bioestimuladores de colágeno, como Sculptra e Radiesse, nas camadas mais profundas da pele. Estas aplicações farão com que a pele do rosto permaneça firme.
  • Lifting Este é um procedimento que pode compor a harmonização facial através da aplicação de fios de sustentação que irão puxar os tecidos, promovendo o vigor e firmeza da pele do rosto.
  • Microagulhamento A remoção de cicatrizes e a redução de manchas da pele é feita por meio do microagulhamento. O uso de microagulhas penetrando a pele faz com que sejam produzidas fibras de colágeno, promovendo o rejuvenescimento da pele da face.
  • Bichectomia Esta técnica se popularizou bastante nos últimos anos, e consiste na retirada de gordura das bochechas, fazendo com que o rosto fique afinado.
  • Peeling Para o peeling, são aplicadas algumas substâncias ácidas, como ácido retinóico, ácido salicílico, tricloroacético, peeling de fenol e outros. Depois da aplicação destes ácidos, ocorre uma descamação do rosto, processo que promove a renovação celular. Com esta descamação, aspectos de linhas de expressão, por exemplo, ficarão mais suaves também.
  • Procedimentos dentários Em alguns casos, são indicados procedimentos dentários que incluem implantes e até mesmo clareamento dentário, dependendo das expectativas do paciente.
 

Duração e resultados de cada procedimento

 O resultado de cada procedimento vai variar de acordo com as suas características, mas no geral, ele já é observado um mês depois das aplicações. Outros assuntos que costumam gerar dúvidas são a durabilidade exata de cada procedimento e quando será necessário repetir a harmonização (período que pode variar de 12 meses até quatro anos). A resposta para estes questionamentos vai depender das especificidades de cada técnica e da reação do organismo. Isso acontece pois, como explicamos, as técnicas feitas na harmonização facial, em sua maioria, contam com substâncias absorvidas de forma natural pelo corpo. No momento da avaliação, os profissionais poderão explicar estas questões. 

A importância de realizar procedimentos em clínicas especializadas

 Apesar de serem menos invasivos do que as cirurgias plásticas, todos os procedimentos que citamos e outros que não foram listados precisam ser feitos por profissionais especializados, já que isso influencia no resultado final e também na recuperação do paciente. A aparência do rosto é extremamente importante para a autoestima. Justamente por isso que, antes de qualquer procedimento ou intervenção estética, é fundamental pesquisar sobre o assunto e conversar com profissionais de confiança, para somente depois tomar uma decisão definitiva. A Clínica Nautilus conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados que garantem a segurança e tranquilidade dos pacientes. Cada plano ou protocolo de beleza é definido com muita atenção aos detalhes, levando em consideração as características de cada indivíduo.Entre em contato para marcar uma avaliação!

Tags: Harmonização Facial