Como reduzir as manchas na pele?

Clínica Nautilus

08 NOV 2022

Como reduzir as manchas na pele?

A presença de manchas na pele pode ser extremamente desconfortável e afetar diretamente a autoestima, por isso é bastante comum a busca por tratamentos eficientes que possam reduzir esse incômodo estético. Mas quando o assunto são manchas na pele, as causas para o aparecimento são muito variadas e também dependem das características de cada indivíduo. Inclusive, há casos em que mesmo usando protetor solar diariamente, a pessoa se depara com o surgimento de novas manchas. Aqueles que buscam fazer uma rotina de skin care regular, por exemplo, também procuram tratar estas manchas que, em alguns casos, demoram para desaparecer ou não somem com o passar dos meses, mesmo fazendo uso de produtos adequados para cada tipo de pele. Embora existam diversas causas, a exposição solar é uma das principais responsáveis pelo aparecimento de novas manchas. Contudo, é importante mencionar que fatores relacionados a hormônios, causas internas que externalizam na forma de manchas e condições dermatológicas mais complexas também podem ser os causadores das incômodas manchas na pele. Independente da causa, existem tratamentos estéticos compatíveis que podem amenizar o desconforto de quem está procurando atenuar a aparência das manchas. Neste artigo, vamos explicar sobre as causas de surgimento das manchas e quais os tipos mais comuns, além de apresentar algumas possibilidades para reduzir essas marcas na pele. 

Manchas na pele: conheça as principais causas

 Como já adiantamos no início do artigo, são diversos os fatores que podem contribuir para o surgimento de manchas na pele. Diante disso, é importante reconhecer os fatores para só depois disso sugerir possíveis tratamentos. Abaixo, listamos algumas das principais causas. Confira!
  • Sardas: As sardas são bastante comuns, principalmente em pessoas com a pele clara ou cabelos ruivos. Desde muito pequenas, as pessoas com sardas já notam o aparecimento de pequenos pontinhos em várias partes do corpo, como no rosto, nos braços e até nos ombros. Estas manchinhas aumentam por conta do crescimento dos melanossomas, que são corpúsculos intra-celulares que mantêm a melanina da pele.
  • Alergia: Diferentes tipos de alergia provocam o surgimento de manchas na pele e também podem causar coceira. A coloração destas manchas pode ser marrom ou avermelhadas. Elas surgem, nesses casos, por conta da ingestão de alimentos alergênicos. E para esta situação em específico, o ideal é consultar um médico alergista ou dermatologista.
  • Manchas esbranquiçadas: Pessoas com a pele oleosa podem desenvolver manchas brancas chamadas de pitiríase versicolor, popularmente conhecido como pano branco. Este aspecto surge por causa de um fungo, mas outros tipos de manchas brancas podem se manifestar por diversos outros motivos, como a falta de algumas vitaminas ou minerais.
  • Manchas de espinhas: As manchas provocadas por espinhas causam muito desconforto, pois costumam aparecer em locais bastante visíveis. A exposição ao sol pode fazer com que as manchas fiquem ainda mais escuras, por isso a importância do uso frequente do protetor solar.
  • Melasma: Manchas escuras, principalmente no rosto, são chamadas de melasma. Nas mulheres, estas manchas podem surgir depois da gravidez e durante a menopausa. O surgimento destas manchas está ligado a mudanças hormonais e alterações na tireóide, além da influência genética. Os homens também podem desenvolver melasma.
  • Manchas de câncer de pele: Manchas que tenham coloração escura, avermelhada e de formato irregular, precisam de muito mais atenção do que os outros tipos de manchas. Centenas de brasileiros são portadores deste tipo de câncer, que é causado por conta da exposição sem proteção ao sol. A falta de cuidados a longo prazo pode acabar resultando nestas manchas, que são caracterizadas, principalmente, pelo crescimento anormal e descontrolado.
  • Manchas causadas por diabetes: Manchas escuras com uma textura que lembra veludo e na maior parte das vezes atrás do pescoço. Elas surgem por conta da quantidade de insulina no organismo e, assim como as manchas causadas por câncer de pele, merecem muita atenção no diagnóstico.
 

A importância do diagnóstico correto

 Independentemente da causa do surgimento de manchas na pele, o diagnóstico correto é essencial para que esses incômodos sejam tratados ou até mesmo eliminados. O profissional que irá conduzir a avaliação fará uma série de perguntas importantes, observando de forma minuciosa as características da pele do paciente. Afinal, existem alguns tipos de manchas que podem ser tratadas com o uso diário de dermocosméticos, sem a necessidade de realizar procedimentos estéticos. Esta análise inicial é importante para garantir que o melhor diagnóstico seja feito e que os tratamentos sugeridos sejam assertivos para reduzir as manchas na pele. Por isso, contar com um diagnóstico cauteloso e seguro faz toda diferença no tratamento das manchas. 

Tratamentos indicados para manchas de pele

 Existem diversos tratamentos na área da estética indicados para amenizar a aparência de manchas na pele e que costumam atingir resultados bastante satisfatórios. São eles: Há 16 anos, a Clínica Nautilus oferece aos seus clientes um atendimento personalizado e humanizado, que prioriza técnicas inovadoras do ramo da estética. As equipes de especialistas, coordenadas pelo Dr. Sacha Gulin Crivellaro, médico esteta responsável pela Clínica Nautilus, são experientes e acolhedoras, e transmitem toda a tranquilidade e segurança que os pacientes buscam na hora de realizar um procedimento estético.

Tags: reduzir manchas na pele