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Muculação para 3ª Idade

Por volta dos 30 anos se tem início a diminuição da massa muscular e no decorrer da vida pode-se perder por volta de 20% dessa massa. Após os 50 e até os 80, homens e mulheres tendem a perder 50% de sua força física e 40% de massa muscular. As alterações nas funções metabólicas são inerentes a essa considerável perda muscular, que consequentemente leva ao ganho de peso, independente da quantidade calórica consumida diariamente.

Assim a diminuição da massa muscular e envelhecimento tendem a desencadear inúmeros problemas em pessoas idosas, pois lhes faltam a força necessária para desempenharem suas atividades diárias e até um simples levantar-se da cadeira é custoso, interferindo consideravelmente na qualidade de vida, impossibilitando que sejam independentes.

A musculação torna-se um ótimo exercícios para a terceira idade.  Algumas pesquisas com homens e mulheres com 87 anos demonstraram que após 10 semanas desempenhando atividades com pesos, obtiveram um aumento de 90% de sua força física. 

Os Benefícios da Musculação na Terceira Idade

Pouco tempo atrás quando se falava do idoso a primeira imagem que vinha em nossa mente era de um velho vestindo pijama, sentado em uma cadeira. Hoje a terceira idade está dando um basta no sedentarismo e dando exemplo de vida, mostrando que com o passar dos anos a disposição não acaba. A musculação é uma das modalidades  mais recomendadas e procuradas nas academias.

São inúmeros os benefícios proporcionados pelos exercícios de musculação. Mesmo para quem nunca realizou atividades físicas pode iniciar um programa e ainda alcançar bons resultados. Mais o ideal antes de iniciar qualquer atividade física é procurar um médico especialista para fazer uma avaliação física.

No processo de envelhecimento acaba ocorrendo uma diminuição da massa muscular, densidade óssea, força e flexibilidade. O metabolismo acaba ficando mais lento, com isso, a tendência é ganhar mais gordura, porém esses efeitos podem ser minimizados com a musculação.

Outro grande benefício da musculação é o auxílio na prevenção à osteoporose, além do entrosamento social, que ajuda a reduzir a depressão. Além desses benefícios, a musculação não aumenta tanto a freqüência cardíaca e a pressão arterial quanto os exercícios aeróbicos, como andar, correr ou pedalar. Na musculação o risco de acidentes e lesões é muito pequeno desde que se tenha um profissional habilitado para fazer um acompanhamento.

O estilo de vida fisicamente ativo auxilia os idosos a manter interpendência, aumentando seus limites e melhorando sua qualidade de vida.

Experimente a musculação e desfrute dos benefícios que ela proporcionará para sua qualidade de vida.

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