Clareamento de Pele

Nem sempre as rugas e a flacidez são os primeiros sinais que geram incômodo com relação à aparência do rosto. De acordo com uma pesquisa Derma Brasil – realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, cuja edição de 2010 é a mais recente – os distúrbios da pigmentação, como manchas e sinais de acne, lideram as queixas. As causas desse drama são as mais variadas. Podem ser por cicatrizes de acne, excesso de sol, manchas de gravidez, fatores genéticos e hormonais e até depilação. Estas agressões dão início a um processo inflamatório que altera a produção de melanina, referindo à substância responsável pela pigmentação da pele, que quando alterada pode resultar na formação de manchas, claras ou escuras.

O nível em que a melanina fica desregulada, dimensiona o estrago na pele, que determina o sucesso de um tratamento. O que vai definir a dificuldade de tratar uma mancha é a sua causa, não sua cor. Manchas claras ou escuras podem ser fáceis e difíceis de tratar. Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento é fundamental fazer um diagnóstico preciso com um profissional, para, assim, garantir que seja adequado e eficaz

Sol: o grande inimigo

Mesmo que uma pessoa não tenha sido exposta aos fatores de risco, isto é, não tenha acne, nunca ficou grávida, não tem herança genética nem disfunção hormonal, ela não consegue escapar de um elemento agravante: o sol, que atinge a todos, indiscriminadamente. Por isso o protetor solar é fundamental para prevenir e amenizar as manchas de pele, mas ainda assim não é 100% eficaz, pois não impede completamente a passagem da radiação. Filtro solar não é passaporte para o sol, e para ser útil na prevenção de manchas precisa ter proteção contra os raios UVA  e UVB. Mas mesmo sem oferecer proteção total, é indispensável. O sol tem efeito cumulativo sobre a pele, muitas manchas são causadas pela exposição solar repetitiva, de longo prazo.