Mitos e verdades sobre estrias

As estrias costumam incomodar muitas pessoas - inclusive as mulheres. Segundo a Associação Brasileira de Dermatologia, mais da metade das brasileiras reclamam das estrias e 70% não gosta dos risquinhos brancos e vermelhos. Geralmente, elas começam a surgir na adolescência, quando o crescimento da pele é mais evidente.

Mas quais são as causas das estrias? Tem tratamento? Isso você vai descobrir neste artigo que nós da Clínica Nautilus preparamos. Confira!

O efeito sanfona causa estrias

Verdade. Quando há o aumento repentino de peso, a pele precisa esticar rapidamente - o que ocasiona no rompimento das fibras elásticas e afinamento da epiderme. Essas fibras vão permitir que a pele estique conforme o corpo cresce, mas quando esse crescimento é repentino, essas fibras se rompem - causando as estrias.

Somente mulheres possuem estrias

Mito. São elas que mais sofrem com a condição, mas os homens também podem ter estrias pelo corpo. Geralmente, as estrias aparecem na lombar, braços e ombros dos homens - por conta de ganho muscular, ganho de peso e/ou estirão de crescimento.

Alguns medicamentos e ou alterações fisiológicas influenciam no surgimento de estrias

Verdade. Medicamentos como os corticoides, estados de caquexia como tuberculose, doenças crônicas hepáticas podem ter as estrias como efeito colateral.

Roupas apertadas podem causar estrias

Mito. A roupa apertada não é capaz de romper as fibras da pele. Aliás, nenhum tipo de roupa pode causar este tipo de lesão na pele.

Todas as mulheres grávidas terão estrias, pois é algo inevitável

Mito. Embora as gestantes sejam mais propensas a terem estrias, esse fator dependerá da qualidade da pele, propensão genética etc... Por isso, vale tomar algumas medidas de prevenção para minimizar as chances do surgimento das estrias. Manter o corpo bem hidratado, seguir uma dieta balanceada e fazer drenagem linfática são algumas medidas importantes de prevenção.

Cirurgia plástica pode eliminar as estrias

Verdade. Algumas cirurgias plásticas, quando indicadas para retirada de excesso de pele – flacidez tissular, como a abdominoplastia e lifting podem remover parte da pele com estrias.

As estrias vermelhas são mais fáceis de eliminar

Verdade. Quando as estrias ainda estão avermelhadas, ainda há processo inflamatório, facilitando a resposta ao tratamento, garantindo ainda mais sucesso nesses casos.

Estrias brancas podem ser eliminadas

Mito. Embora não seja possível eliminá-las, é possível minimizar sua aparência. Atualmente, existem diversos tratamentos estéticos que garantem ótimos resultados, como laser, carboxiterapia, microdermoabrasão, microagulhamento, radiofrequência etc...

Aqui na Clínica Nautilus você encontra o tratamento ideal para estrias, garantindo uma pele mais uniforme, hidratada e jovem. Nossa equipe especializada é capaz de oferecer as melhores alternativas de acordo com a sua necessidade. Agende uma avaliação e comece a cuidar da saúde da sua pele agora mesmo!

Post AnteriorTratamentos para modelar o corpo
Próximo Post Indicações para a carboxiterapia